terça-feira, 1 de março de 2016

Carlos Magno, modelo ideal de imperador católico

Carlos Magno, modelo ideal de imperador católico

Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs




Todas as áreas de civilização têm seus homens-mito, que simbolizam certos traços de caráter e fatos que efetivamente não se deram na vida desses homens.

Em outras palavras, há um modo de ver o homem-mito que transcende o próprio homem.

Corresponde a uma concepção que freqüentemente se tem a respeito de pessoas que personificam o que elas simbolizam.

São pessoas que simbolizam uma realidade superior que é, por sua vez, um produto de nosso espírito.

Tal fato decorre da necessidade que sentimos da individuação ou personificação de certos princípios ou valores.

O homem-mito se situa, pois, numa esfera transcendente, uma super-esfera, da qual ele comunica aos homens a sua transcendência.

Essa transcendência é o mito. Então, a idéia de mito traz consigo a idéia de uma trans-esfera.



Falando-se de governantes, ainda hoje Carlos Magno continua presente.

É um modelo ideal.

Os reis se sentiam na obrigação de seguir esse modelo.

O modelo ideal de rei governou mais do que os reis de carne e sangue que regeram a Europa.

Talvez o que a figura de Carlos Magno tem de grandiosa, e até de incomparável, seja a ideia tão sublime que ele dá, de um imperator católico, guerreiro, meio profeta.

Ele sugere uma idéia tão alta desta condição que se chega a entrever um poder imperial maior que o dele, realizado numa ordem maior do que a dele: um imperator perfeito que não é Deus, é uma simples criatura.

Seria uma criatura possível, mas que, de fato, jamais existiu como é correntemente imaginado.

Há, portanto, dois Carlos Magnos: o Carlos Magno histórico e o da trans-esfera.

Imagina-se um Carlos Magno irreal, mas que, ao mesmo tempo, é mais profundo que o Carlos Magno real.

E esse Carlos Magno irreal atua. Sua lembrança gera consequências.

A História do mundo certamente seria algo diferente se, depois de sua morte física, o Carlos Magno da trans-esfera também desaparecesse.

A legenda acabou transformando Carlos Magno no Imperador da trans-esfera.





GLÓRIA CRUZADAS CASTELOS CATEDRAIS ORAÇÕES CONTOS CIDADE SIMBOLOS
Voltar a 'Glória da Idade MédiaAS CRUZADASCASTELOS MEDIEVAISCATEDRAIS MEDIEVAISORAÇÕES E MILAGRES MEDIEVAISCONTOS E LENDAS DA ERA MEDIEVALA CIDADE MEDIEVALJOIAS E SIMBOLOS MEDIEVAIS

3 comentários:

  1. A Esfera que Carlos Magno segura em suas mãos é a trans-esfera ou esfera metafísica? Ou ela tem algum outro nome? Desde já agradeço a resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nas imagens, Carlos Magno segura um orbe ou globus cruciger em latim. É uma joia que representa um globo terrestre rematado com uma cruz.
      O orbe é um símbolo cristão de autoridade utilizado através dos tempos e que está representado em moedas, iconografia diversa e nas Joias da Coroa de vários países modernos e de antigos estados, como Áustria, Baviera, Dinamarca, Rússia ou Suécia.
      O orbe simboliza o domínio de Cristo (a cruz) sobre o mundo (o orbe), literalmente sujeito por um governante terreno (ou, por vezes, de um ser celestial como um anjo).
      Também a rainha Elizabeth II recebe um orbe com uma cruz no momento da coroação e nas fotografias com a plenitude dos símbolos reais.
      Quando é seguro pela própria figura de Cristo, o objeto é conhecido na iconografia ocidental como Salvator Mundi (Salvador do Mundo).
      Atenciosamente

      Excluir
    2. Muito obrigado pela resposta, já fazia vários meses que eu estava procurando o nome dessa esfera e não encontrava em nenhum site, se o Rei Filósofo de Platão segura em suas mãos os Poliedros platônicos então faz muito sentido que um Rei Cristão segure a Globus Cruciger mesmo.

      Excluir

Obrigado pelo comentário! Comente sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.